A Duplicação ou Replicação do DNA É o processo através do qual uma molécula de DNA dá
origem a uma outra molécula, idêntica a molécula mãe. A duplicação é
semiconservativa, ou seja, cada molécula de DNA formada conserva uma das fitas
da molécula-mãe.
Etapas da Duplicação
• Em presença da enzima helicase e DNA polimerase,
ocorre o afastamento das duas fitas do DNA; • Nucleotídeos com desoxirribose (desoxirribonucleotídeos), livres no núcleo,
encaixam-se nas fitas separadas;
• Ao final do processo, estão formadas duas moléculas de DNA, cada uma contendo uma das fitas das moléculas – mãe. O RNA
CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DO RNA
É sintetizado pelo DNA
É constituído por fita única de nucleotídeos.
LEMBRANDO: No RNA não ocorre à base timina. No seu lugar é encontrada a base uracila ou uracila combinando-se com adenina.
Apresenta a Pentose ribose
Na síntese de proteínas verifica-se a participação de três tipos de básicos de RNA. Todos produzidos a partir de uma determinada porção de DNA.
TIPOS DE RNA
RNA m (mensageiro)
RNA r (ribossomal)
RNA t (transportador)
RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. Esse RNA é assim chamado porque ele é o responsável por transportar os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde haverá de fato a síntese das proteínas.
O RNA ribossômico (RNAr), ou RNA ribossomais, são os mais abundantes produzidos pela célula e, também passam para o citoplasma, depois de um certo período de acúmulo no nucléolo, vão participar da construção dos ribossomos, que são minúsculas estruturas citoplasmáticas de papel decisivo no mecanismo de síntese protéica.
Síntese protéica
Transcrição
Consiste na síntese de uma molécula de RNA pelo DNA no núcleo da célula. Esta molécula contém uma mensagem contida nos “códons” (trincas de bases), para a síntese de uma proteína específica. A transcrição ocorre no núcleo.
Etapas da transcrição:
a) Em presença da enzima RNA-polimerase, ocorre o afastamento de parte de uma das fitas do DNA, denominada “fita molde” ou “fita ativa”;
b) Nucleotídeos contendo ribose (ribonucleotídeos) livres no núcleo, encaixam-se no segmento de fita ativa que encontra-se afastado no DNA;
c) Formado o filamento de RNAm, este separa se do DNA e migra para o citoplasma, através dos poros da carioteca;
d) A enzima DNA-ligase, reconstitue o DNA;
Tradução:
Ocorre no citoplasma e é a segunda parte da síntese proteica. Nessa fase a mensagem contida no RNAm é decodificada no ribossomo.
O RNAm, carregando os códons para produção da proteína, será lido pelo ribossomo.
O ribossomo é uma organela formada por RNAr, com duas subunidades que se juntam durante a leitura do RNAm.
O RNAt fará o transporte dos aminoácidos que constituirão as proteínas. Seu anticódon deverá ser compatível com o códon do RNAm, para que o aminoácido seja acoplado ao polipeptídeo pelo ribossomo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário