sexta-feira, 20 de março de 2015

Questões classificação dos seres vivos ( segundos anos) JUSTIFIQUE AS FALSAS ( VALENDO CONCEITO PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE)

Turmas: 201,202,203, M2A e M2B. 

1) Qual a importância de se utilizar o nome cientifico das espécies e não o popular? Cite a ordem criada por Lineu para classificar um ser vivo até o nível de espécie.

2) O conjunto de indivíduos semelhantes e capazes de se intercruzarem, produzindo descendente férteis define biologicamente como:

a- família
b- espécie
c- gênero
d- classe
e – Comunidade

3) Crassostrea rhizophora, Rhizophora mangle e Crassostrea brasilliana são os nomes científicos de três espécies vegetais. Dois desses tem maior parentesco? Por quê?


4) Na classificação dos seres vivos, a nomenclatura binária ou binominal (difundida por
Lineu) é empregada quando se quer escrever o nome de:

a) Uma espécie.
b) Um gênero.
c) Uma família.
d) Uma ordem.
e) Uma classe.

5) Qual dos seguintes grupos, contém a menor variedade de organismos?

a) Mamíferos
b) Carnívoros
c) Felídeos
d) Panthera
e) Panthera leo

6) Se reunirmos as famílias Canidae Ursidae Hyaenidae e Felidae veremos que todos são carnívoros ;portanto,pertencem á (ao) mesmo (a)

a) espécie
b) ordem
c) subespécie
d) família
e) gênero

7) O cão doméstico (Canis familiaris), o lobo (Canis lupus) e o coiote (Canis latrans) pertencem a uma mesma categoria taxonômica. Esses animais fazem parte de um(a) mesmo(a):

a) gênero.
b) espécie.
c) subespécie.
d) raça.
e) Família

8) Quando dois organismos pertencem á mesma classe, obrigatoriamente devem pertencer:

a) a mesma ordem
b) a mesma família
c) a mesma espécie
d) ao mesmo reino
 e) ao mesmo filo

9) O elefante asiático foi batizado com o nome Elephas maximus. A palavra Elephas indica:

a) gênero.
b) ordem.
c) espécie.
d) família.
e) reino.

10)  Têm maior grau de semelhança entre si dois organismos que estão colocados dentro de uma das seguintes categorias taxonômicas:

a) classe.
b) Reino
c) família.
d) gênero.
e) ordem.

11)  (Sta.Casa-SP) - Qual dos seguintes pares de organismos está filogeneticamente mais relacionado?

a) Sylvilagus floridamus – Neotoma floridana.
b) Salix nigra – Quercus nigra.
c) Bufo marinus – Rana pipiens.
d) Felis leo – Felis domesticus.
e) Homo sapiens – Macacus rhesus.

 12) (UFPA) O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente:
a) à mesma espécie;
b) ao mesmo gênero;
c) à mesma espécie e ao mesmo gênero;
d) ao mesmo: reino, filo e classe;
e) ao mesmo reino e à mesma espécie.

13) (FIUBE) O nome científico do leão é Panthera leo, do gato é Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes:

a) filos
b) famílias
c) ordens
d) espécies
e) reinos


14) Os nomes científicos de duas plantas são Salix nigra e Quercus nigra. As duas plantas pertencem:
a) à mesma espécie
b) ao mesmo gênero
c) ao mesmo reino
d) à mesma raça
e) à mesma subespécie


15) Drosophila melanogaster é o nome científico da mosca-das-frutas. Drosophila e melanogaster representam, respectivamente
a) Ordem e espécie
a) espécie e gênero
c) espécie e subsespécie
c) filo e espécie
d) gênero e espécie

16) Marque com um X os nomes científicos abaixo que estão escritos de forma errada e posteriormente, escreva-os  corretamente.

(  )  Inia geoffrensis
(  )  Glycine max
(  ) gossypium hirsutum
(  ) alona Ossiani
(  ) Ilyocriptus spinifer
(  ) canis Familiaris
(  ) Pseudosida bidentata

17) Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta - bactérias, protistas, fungos, animais e plantas -, em quantos deles existem seres
clorofilados e fotossintetizantes?
a) um.
b) dois.
c) três.
d) quatro.
e) cinco.

18) Para nomear cientificamente seus insetos de acordo com o sistema binominal de nomenclatura estabelecido por Lineu, Calvin deverá utilizar primeiro um epíteto

 a)  genérico para indicar o gênero, seguido do epíteto específico para indicar a espécie.
 b)  genérico para indicar a família, seguido do epíteto específico para indicar o gênero.
 c)  genérico para indicar a espécie, seguido do epíteto específico para indicar o gênero.
 d)  específico para indicar o gênero, seguido do epíteto genérico para indicar a família.
 e)  específico para indicar a espécie, seguido do epíteto genérico para indicar o gênero.



19) (Unisinos-RS) Um aluno, ao observar os seres vivos microscópicos de um charco, verifica a grande quantidade de seres eucariontes unicelulares, coloniais ou não, e, com a ajuda da bibliografia, consegue identificar um microrganismo do gênero Euglena, que apresenta características tanto animais como vegetais, sendo autotróficos ou heterotróficos dependendo da presença ou ausência de luz e deslocando-se através do movimento de um flagelo.
Considerando o sistema de Classificação de Whittaker (1969), o aluno concluirá, pelas características observadas, que tal organismo pertence ao Reino:

a) Animalia        b) Metaphyta        c) Protista            d) Monera        e) dos vírus

20) (Unifesp-SP) -―Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d’arco (Tabebuia serratifolia), a caixeta (Tabebuia cassinoides) e alguns ipês (Tabebuia aurea, Tabebuia alba, Cybistax antisyphillitica). O cipó-de-são-joão (Pyrostegia venusta) é também freqüente naquela região.
Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados:

a) 3 gêneros e 3 espécies
b) 3 gêneros e 4 espécies
c) 3 gêneros e 6 espécies
d) 4 gêneros e 4 espécies
e) 4 gêneros e 6 espécies



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